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Poética das poéticas
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Seja bem-vindo à página de Poética. A melhor maneira de saber o que entendemos por Poética é percorrer os diferentes tópicos anunciados na página. Na essência, a Poética de que falamos e tratamos não é a Poética normativa dos gêneros, mas a das obras dos poetas. Quando nasceu a Poética filosófica e normativa já existiam as obras poéticas. E sempre foi assim: as obras se manifestam como Poética, na medida em que ambas referenciam sempre o real originário. Ela se centraliza na reflexão, enquanto poesia e pensamento, a partir de e sobre a Linguagem, entendida não lingüisticamente, mas como visão e escuta de fala e silêncio de todas as manifestações artísticas, como a manifestação que reúne natureza e memória. A Poética nasceu e nasce com as próprias obras poéticas, sejam orais, sejam, depois, escritas, onde o oral e o escrito se oferecem como faces enigmáticas de toda a arte, não como conceitos, mas como imagens. É, pois, uma Poética livre, aberta e sempre atual. É uma Poética que ausculta a arte como o pôr-se em obra da verdade do real se realizando. A Poética que nos interessa consiste numa abertura para o vigor e o mistério da Poiesis.
CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE POÉTICA
Na pluralidade das manifestações culturais, a Área de Poética, enquanto reflexão e experiência de pensamento sobre o fazer poético, busca um diálogo de identidade e diferença com o mito, a filosofia, as religiões e as ciências, tematizando a tensão criativa de poesia e pensamento. Tomando como questão central a tensão ambígua de Linguagem e Realidade, estuda os diferentes paradigmas históricos de constituição e formação do homem, tendo como horizonte de reflexão o vigor da Poiesis, procurando estabelecer referências poéticas entre as diferentes linguagens artísticas. No estudo das poéticas das obras de diferentes autores e momentos históricos, abre sua reflexão para a questão da obra, do texto, da crítica, da escrita, da escritura, do oral, dos gêneros, da interpretação, da compreensão, da leitura, do sentido, da memória, do sagrado, do destino, do ético e da verdade da Poiesis.
O entendimento do que seja Poesia e Poética, infelizmente, esquece o seu significado etimológico e, em geral, se confunde com a linguagem verbal e esta, ainda mais restritivamente, entendida no seu conceito lingüístico. Poesia, formada do verbo grego poiein, diz do sentido e verdade do agir, do manifestar. A poesia como Linguagem nos advém em todo realizar que manifeste o real e ser do homem em seu sentido e verdade. Isto ocorre em diversas atividades. É delas que trata a Poética. Esta se abre, pois, para as Poéticas das Linguagens: música, pintura, arquitetura, escultura, cinema, fotografia, teatro, poesia e outras linguagens nas quais o real se manifeste como Linguagem. Não se limitando a um entendimento parcial da Linguagem, a Poética vive naturalmente da convivência e multiplicidade das linguagens como vigor da Linguagem. Nesse sentido, falar de Poética é se abrir para a inter-disciplinaridade em seu sentido radical. Neste, cada disciplina, cada saber, cada linguagem vive da abertura do real assinalado pelo inter (entre), como um lugar de re-ferência de identidade e di-ferenças que compõem e dis-põem o homem e a realidade. O inter/entre como lugar ambíguo do que sempre se oculta, cala e retrai em todo fazer, saber e escutar poético faz da poesia uma experiência e apelo de pensamento. É aí que, portanto, se manifesta o sentido e a verdade no homem enquanto libertação. Atendendo a tais dimensões, a Área de Poética desenvolve seus projetos de pesquisas em torno das seguintes Linhas de Pesquisa:
Poéticas das diferentes linguagens: Mundo, memória e história das realizações enquanto Linguagem. As manifestações artísticas em diferentes Poéticas como ambigüidade tensional de identidade e diferença na manifestação e construção da realidade e do homem. |
Poesia e pensamento: A questão da poiesis como experiência mítico-poética e de pensamento do real e do homem. O pensamento como visão originária das obras de arte. O fenômeno artístico e as diferentes teorias filosóficas. |
As Linhas de pesquisa dão origem a diferentes Projetos de pesquisa.
Prof. Dr. Manuel Antônio de Castro:
- Obra: interpretação
e ética
- Poiesis: O sagrado, o mítico e o profano (Projeto de pós-doutoramento).
- A Poiesis e a construção do homem e do real na pós-modernidade.
- Heidegger e a arte: tradução, comentários e interpretação de: Ursprung
des Kunstwerkes.
Projeto desenvolvido por:
Prof. Dr. Manuel Antônio de Castro
Profa. Dra. Idalina dos Santos Azevedo
- Dicionário de Poética e Pensamento
Projeto desenvolvido com alunos da Graduação e da Pós-graduação. Em breve será
posta à disposição na Internet. A sua originalidade consiste na elaboração de
diferentes fichas sobre um mesmo verbete, nunca se constituindo num verbete
fechado, mas em aberto, e que sempre pode ser inovado com nova bibliografia
e novas idéias e aspectos. Os verbetes remetem uns para os outros de modo a
formar uma grande obra sempre em aberto.
GRUPOS DE PESQUISA
Poética e pensamento
Ementa: As diferentes poéticas nos percurso da cultura ocidental: mítica, filosófico-formal,
científico-semiológica, científico-estética. O ato poético como tensão entre
poesia e pensamento. A tradição filosófica e a experiência de pensamento como
concepção da arte. O mítico, o sagrado, o religioso e o profano como dimensões
históricas e originárias da experiência poética.
Linha de pesquisa: Poesia e pensamento
Líderes:
Manuel Antônio de Castro
Antônio Jardim
Componentes: Mestrandos e doutorandos
A pluralidade das linguagens poéticas
Ementa: As disciplinas e a identidade das poéticas. O horizonte hermenêutico
da verdade poética e do método epistemológico. O caráter aberto e ambíguo das
obras de arte. Mundo e história das realizações artísticas. A poiesis como fundamento
ambíguo das diferentes linguagens artísticas.
Linha de pesquisa: As poéticas das diferentes linguagens
Líderes:
Manuel Antônio de Castro
Antônio Jardim
Componentes: Mestrandos e doutorandos
Além das disciplinas oficiais dos cursos de Mestrado e Doutorado, os professores da Área de Poética também ministram cursos (disciplinas) sobre:
Fazer do ato de criação poética um pensamento poético como poema faz parte de toda grande obra poética e desde tempos imemoriais: é a Linguagem como ambigüidade e questionamento. Tal intervenção assume diferentes formas ao longo da aventura humana, das quais as mais antigas são as invocações às musas. São poéticas originárias da poiesis. Este tópico da página de Poética está aberto para a inclusão e divulgação desses poemas e intervenções poéticas especiais. De maneira alguma podem ser entendidas como meta-linguagens, pois além da Linguagem só o caos e o nada originário tanto mais se apresenta quanto mais se oculta, ou seja, o mistério sempre presente, gratuito, pleno e presentificante de toda poiesis.
Autopsicografia -
Fernando Pessoa
Procura da poesia - Carlos Drummond de Andrade
Motivo - Cecília Meireles
Catar feijão - João Cabral de Melo Neto
Entrevista - João Guimarães Rosa
Poética reúne professores e pesquisadores de diferentes Universidades. Têm em comum o exercício docente e a pesquisa em torno da Poética da poiesis, enquanto diferentes manifestações artísticas.