Home    

APRESENTAÇÃO

Proposta do Programa


Objetivo
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura), da Faculdade de Letras da UFRJ, visa oferecer uma formação téorico-crítica consistente, que assegure aos pós-graduandos condições de participação ativa na agenda dos debates nacionais e internacionais  sobre o fenômeno literário e sua interface com as demais produções artístico-culturais.  Nessa perspectiva, nosso Programa objetiva igualmente promover a circulação e o intercâmbio de conhecimentos e experiências elaborados pelos nossos núcleos e grupos de pesquisa, estimulando e capacitando dessa forma tanto o desenvolvimento de pesquisadores, quanto de futuros docentes de nível superior ou de outros níveis de ensino.

Histórico e Atualidade

Com 43 anos de existência, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura tem se notabilizado pelo compromisso de pensar, criticamente, a literatura, explorando sua complexa e variada interface com outras áreas de conhecimento, como a história, as artes visuais, a música, a psicanálise, a filosofia e o cinema. A divisão do Programa em torno de três áreas, sete linhas de pesquisa e onze núcleos, é a garantia da pluralidade do debate estético, tal como o concebemos. A nosso ver, é justamente essa diversidade que tem favorecido a floração de resultados consistentes, que não cessam de repercutir em plano nacional e internacional, assegurando, de resto, a mais sólida formação de nossos estudantes. A ênfase na reflexão teórica com abertura para o trabalho transdisciplinar é a chave da excelência alcançada pelo Programa ao longo de sua já longa existência.
Nossa preocupação com a tradição de modo algum nos desobriga de pensar teoricamente a arte e a literatura contemporâneas. Nossa produção intelectual está aí mesmo para comprovar que a articulação do presente com o passado tem sido, justamente, a razão de nosso sucesso e consistência acadêmica.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura  compõe um conjunto de seis (6) Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFRJ, todos integrados a um conselho de ensino e pesquisa, o qual, por sua vez, é gerido por um Diretor Adjunto. Essa divisão espelha, em linhas gerais, a estrutura dos Departamentos de ensino da Graduação. Se, por um lado essa  configuração fragmenta o campo das Letras da UFRJ;  por outro, estimula um sistemático intercãmbio com os demais Programas da instituição.

Criado em 1970, no calor do debate entre estruturalismo e hermenêutica, a referência diltheyana que nomeia nosso Programa parece simplesmente atualizar a antiga querela entre positivistas e historicistas do século XIX, contemporânea da divulgação da idéia de uma "ciência da literatura". Esta discussão, por assim dizer, clássica, mas nem por isso menos atual, não deve, no entanto, nos enganar quanto ao propósito que rege sua atuação em mais de quatro décadas de existência: o Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura) da Universidade Federal do Rio de Janeiro soube integrar, ao corpo da reflexão sobre literatura e cultura que desenvolve ao longo dos anos, os campos da teoria crítica, dos estudos culturais e pós-coloniais, da estética, dos estudos de gênero, da psicanálise, da desconstrução, da teoria das práticas de subjetivação, além da interface com a poesia, as artes visuais, a música, o teatro, a canção popular e a crítica pop. 

A abordagem transdisciplinar, transformada em método organizacional, estrutura núcleos de pesquisadores provenientes de áreas, programas e/ou IES distintas, articulados a projetos de pesquisa, produzindo resultados concretos em termos de produção bibliográfica, realização de eventos,  defesas de teses e dissertações;  ações, enfim,  que  vêm contribuindo para a ampliação e o aprofundamento do conhecimento no cenário dos estudos literários, traduzindo-se em acontecimentos acadêmicos de indiscutível relevância.

Estrutura do Programa
O Programa é composto por três áreas (Teoria Literária, Literatura Comparada e Poética) que se multiplicam geometricamente em seis linhas de pesquisa, as quais se desdobram, atualmente, em 39 projetos de pesquisa, contendo uma gama significativa de campos teórico-práticos e de inquietudes específicas. Em 2010, foi criada uma nova linha de pesquisa intitulada Literatura e Imagem, que se articula às três áreas acima indicadas. Vários professores do PPG, conforme indicam os dados que ora apresentamos neste relatório, vêm trabalhando em seus cursos e pesquisas a interação entre o verbal e o visual, com o cinema e as artes plásticas tematizando dessa forma as questões provocadas pela cena artística e cultural brasileira e internacional.

Áreas de Concentração
As áreas de concentração constituem territórios teórico-práticos específicos, cada qual mantém uma lógica interna distinta e inconfundível, conciliando o duplo imperativo de autonomia e transdisciplinaridade. As áreas de concentração são as seguintes:

A Área de Teoria Literária, valendo-se das contribuições da filosofia e da história, da psicanálise, assim como da sociologia e da antropologia, tem por objetivo ampliar e complexificar o espaço da teoria e da crítica literárias. Métodos e sistemas de análise servem às investigações de cunho interdisciplinar, caracterizadas por uma reflexão sempre aberta às novas tendências e reconfigurações do pensamento teórico.

A Área de Literatura Comparada busca refletir sobre a produção literária e cultural dos diversos povos e comunidades, assim como sobre as relações entre esses diferentes tipos de discursos. Na abordagem dessa produção, tece-se constantemente um diálogo com os discursos que se construíram sobre a Literatura e a Cultura, como o da Teoria, da Crítica e da Historiografia, e com as contribuições oriundas de outras áreas do conhecimento, especialmente as das Ciências Humanas e Sociais.

A Área de Poética integra as pesquisas que privilegiam o estudo das múltiplas expressões e linguagens artísticas, problematizando tanto suas condições de produção e difusão na cena cultural quanto a própria reconfiguração da experiência estética. Nessa perspectiva, interessa igualmente à área de Poética pensar a literatura como um artefato cultural complexo que se inscreve na agenda dos debates estéticos, políticos e críticos, propondo novos desafios teórico-conceituais, ao questionar ativamente o alargamento da experiência literária e suas interfaces com as diferentes linguagens artísticas.

Linhas de Pesquisa
1. Construção Crítica da Modernidade: estudo sobre modernidade, modernização e pós-modernidade, vinculado às correntes da teoria literária. Métodos de investigação que se estabelecem a partir de uma produção intelectual articulada às atuais tendências do mundo contemporâneo. Contribuições do pensamento filosófico à investigação das atitudes de resistência e transformação no universo da cultura (Teoria Literária).

2. Estudos Semiológicos: Leitura, Texto e Transdisciplinaridade: a área acolhe projetos que estudam e praticam saberes e procedimentos da análise semiológica, em particular a partir de autores da corrente pós-estruturalista francesa. Num enfoque transdisciplinar, estudo de diferentes sistemas de significação e de relações intersemióticas (literatura, cinema, teatro, música, pintura, artes plásticas e publicidade). As relações entre o visual e o discursivo; análise das narrativas de imprensa: informação e ficção no imaginário contemporâneo. A questão do estilo: as marcas do orgânico no texto. Corporeidade, acontecimento e narratividade. (Teoria Literária).

3. Imaginários Culturais e Literatura: estudo comparativo de discursos interculturais e poéticas: gênero, etnia, identidade e diferença. A revisão crítica do comparatismo, seu sentido e função na contemporaneidade. Abordagem contrastiva de textos literários de diferentes épocas e contextos em diálogo, visando acompanhar a produção literária universal, com a contribuição de recentes tendências teórico-críticas, especialmente as da desconstrução, as das teorias críticas feministas e as da "Nova História". (Literatura Comparada).

4. Estudos Culturais e Pós-Coloniais: estudo da produção cultural e indagações sobre as relações de dependência, conflito e apropriação de padrões culturais entre comunidades étnicas, regionais, nacionais ou trans-nacionais. Reflexão sobre os conceitos de nação, identidades e cultura em Literatura Comparada. Indagações sobre os cânones literários: construções alternativas e paradoxos do multiculturalismo e da globalização. (Literatura Comparada).

5. Poéticas das diferentes Linguagens: investigação das diferentes manifestações artísticas, com ênfase na contemporaneidade, a partir das relações que as artes estabelecem umas com as outras e com os demais  campos discursivos. Nessa perspectiva, literatura, teatro, música, artes visuais e midiáticas são tematizados levando-se em conta as formas diversas de interferência mútua, fricções e deslocamentos. (Poética)

6. Poesia e pensamento: estudo da complexa relação entre poesia e filosofia, a partir da abordagem de obras em suas diferenças irredutíveis. A linha prioriza em suas investigações a importância decisiva da poesia para a construção do pensamento filosófico, os modos de pensamento e escrita criados pela filosofia, a urdidura e as ressonâncias do discurso crítico e estético, bem como as indiscernibilidades entre o poético e o filosófico. (Poética)

7. Literatura e imagem: Estudo das relações entre o verbal e o visual, voltado tanto para questões relativas à representação compartilhadas pela produção literária, a fotografia, as artes plásticas e o cinema ao longo da história, quanto para a crítica de obras em que a vinculação entre palavra e imagem está direta ou indiretamente implicada na formulação estética. (Poética)

Núcleos (atualizados em relação ao último relatório): 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura se expande em onze grandes núcleos ou grupos de pesquisa. A finalidade dos núcleos é assegurar o trânsito de discentes e docentes entre as diversas áreas das Humanidades, flexibilizando a circulação e a comunicação entre os diferentes campos do conhecimento, da cultura e da experiência artística. São eles: o Núcleo de Estudos Afrânio Coutinho; o Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PAAC), que abriga entre outros projetos, o Núcleo Estudos Culturais: Seus Limites e Perspectivas; o Núcleo Escritas Contemporâneas; o Núcleo Oficinas de Escrita; o Grupo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura (NIELM); o Núcleo Interdisciplinar Estudos Carnavalescos; o Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Poética – NIEP; o Núcleo de Pesquisa Formação do Brasil Moderno: Literatura, Cultura e Sociedade; o Núcleo Poesia Brasileira Contemporânea; o Núcleo Portinari, poesia em pintura; Núcleo de Estudos sobre tradução: teoria e prática da tradução.