DISCIPLINA: A Literatura Filosófica |
PROFESSOR: Alberto Pucheu e Cláudio Oliveira* |
CÓDIGO: LEL 856 |
PERÍODO: 2007.1 |
NÍVEL: Doutorado |
PROGRAMA:
Ciência da Literatura |
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Todas
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HORÁRIO: 5ª feira, às 10:30 |
TÍTULO DO CURSO: Giorgio Agamben: da Linguagem da Experiência à Experiência da Linguagem
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EMENTA: Nas obras do filósofo italiano Giorgio Agamben, flagrar a transformação de uma linguagem da experiência em uma experiência da linguagem, buscando, simultaneamente, a partir deste caminho, as diferentes gradações possíveis das relações entre filosofia e literatura, que vão desde a consciência, crítica, do recalque até a realização máxima de um estilo inteiramente hibridizado.
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* Cláudio Oliveira é Professor do Departamento de Filosofia, da UFF
Pré-requisito: ----------
Bibliografia:
AGAMBEN, Giorgio. Infância e História; destruição da experiência de origem da história. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
AGAMBEN, Giorgio. O Fim do Pensamento . In:Terceira Margem . Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, ano VIII, número 11, 2004. Tradução Alberto Pucheu. p.157-159.
AGAMBEN, Giorgio. A Linguagem e A Morte; Um seminário sobre o lugar da negatividade. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 200
AGAMBEN, Giorgio. L'Ouvert; de l'homme et de l'animal. Traduit de l'italien para Joël Gayraud. Paris: Rivage poche/Petite Bibliothèque.
AGAMBEN, Giorgio. L'Homme sans contenu . Traduit de l'italien para Carole Walter. Paris : Circé, 1996.
AGAMBEN, Giorgio. Bartleby ou la création . Traduit de l'italien par Carole Walter. Paris: Circe, 1995.
AGAMBEN, Giorgio . Estado de Exceção. Tradução de Iraci D. Poteti. São Paulo: Boitempo Editoria, 2004.
AGAMBEN, Giorgio . Homo Sacer; o poder soberano e a vida nua . Tradução de Henrique burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
AGAMBEN, Giorgio. Idée de la prose. Traduit de l'italien par Gerard Macé. Paris: Christian Bourgois Éditeur. 1998.
AGAMBEN, Giorgio. La communauté qui vient . Traduit de l'italien par Marilène Raiola. Paris: Seuil, 1990.
AGAMBEN, Giorgio. Moyens sans fins; notes sur la politique. Paris: Éditions Payot & Rivages, 1995.
AGAMBEN, Giorgio. Stanze . Traduit de l'italien par Yves Hersant. Paris : Payot & Rivages, 1994.
AGAMBEN, Giorgio . The end of the poem . Translated by Daniel Heller-Foazen. California : Stanford University Press, 1999.
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DISCIPLINA: LITERATURA E HISTÓRIA |
PROFESSOR: EDUARDO PORTELLA |
CÓDIGO: LEL 807 |
PERÍODO: 2007.1 |
NÍVEL: DOUTORADO |
PROGRAMA: Ciência da Literatura |
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Todas |
HORÁRIO: 2ª feira das 14 às 17hs |
TÍTULO DO CURSO: A PALAVRA DA CIDADE NOS TEMPOS MODERNOS
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EMENTA: Pelo menos a partir das Luzes, as Humanidades procuram traduzir poeticamente as “Luzes da Cidade”. O debate urbano se instalou no cerne da argumentação moderna. A tal ponto que cidade e modernidade se fizeram termos correlatos. A cidade tomou o rumo do capitalismo avançado até se juntar ao estresse e ao desencantamento — não necessariamente nessa ordem. Gerou linguagens que interferem diretamente na poética (se é que existe) dos nossos dias. |
Pré-requisito: ----------
Bibliografia:
ANSAY, Pierre, SCHOONBRODT, René, HABERMAS, Jürgen – Penser la ville. Choix de textes philosopliques. Bruxelles. Éditions AAM, 1989.
CASTRO ROCHA, João Cezar de – O exílio do Homem Cordial; ensaios e revisões. Rio de Janeiro: Museu da República. 2004.
CASTRO, Manuel Antônio de (org.) – A Construção Poética do Real. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2004.
FREITAG, Bárbara – Cidade dos homens . Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 2002.
LUCAS, Ana – El trasfondo barroco de lo moderno (estética y crisis de la Modernidad en la filosofia de Walter Benjamín). Madrid: Cuardenos de la UNED (103), 1993.
LUCCHESI, Marco – A memória de Ulisses. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
NEGRI, Antonio et alii.. – Diálogo sobre la globalización, la multitud y la experiencia argentina. Buenos Aires/Barcelona/México, Paidós, 2003.
RESENDE, Beatriz – Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
SAVATER, Fernando – Os dez mandamentos para o século XXI. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
SENNETT, Richard – La ville à vue d´oeil. Paris: PLON, 1990.
SLOTERDIJK, Peter – Derrida um Égyptien. Paris: Maren Sell Éditeur, 2006.
SLOTERDIJK, Peter – El desprecio de las masas; ensayo sobre las luchas culturales de la sociedad moderna. Valencia: Pre-Textos, 2002.
TANPÏNAR, Ahmet Hamdi – Cinqu Villes; Istambul, Bursa, Konya, Erzurum, Ankara. Paris: Éditions UNESCO, 1995.
VECA, Salvatore. La priorità del male e l´offerta filosofica. Milano: Giangiacomo Feltrinelli, 2005.
WEBER, Max – La ville. Préface de Julián Freund. Paris: Aubier Montainge, 1982. |
Curso ministrado no Colégio do Brasil / ORDECC, Rua Gago Coutinho nº 59, Contato: CONCEIÇÃO, Telefones: (21) 2558 - 9382 ou 2557 - 3897, e-mail: ordecc@colegiodobrasil.org.br |
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DISCIPLINA: Formas da Crise |
PROFESSOR: Helena Parente Cunha |
CÓDIGO: LEL 843 |
PERÍODO: 2007.1 |
NÍVEL: Doutorado |
PROGRAMA: Ciência da Literatura |
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Todas |
HORÁRIO: 3 a. feira 14.00 h – 16.30 h |
TÍTULO DO CURSO: Relações sociais na cultura do excesso e do efêmero |
EMENTA: Mudanças nas relações sociais a partir da desagregação das estruturas tradicionais de normatização. A lógica do mercado na cultura do excesso e do efêmero. O indivíduo sob a invasão da onda técnico-científica e das novas tecnologias da comunicação.
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Pré-requisito: ----------
Bibliografia:
- BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida . Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
- ___________. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos . Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2004.
- BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina . Rio de Janeiro: Bertrand, 1999.
- CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização . 5ª. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
- GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade . Sexualidade, amor & erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: UNESP, 1993.
- FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas . Rio de Janeiro: Imago, 1977. 24 v.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade . 10 a. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
- HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pós-modernismo e política . Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
- LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas . São Paulo: Companhia da Letras, 1989.
- _________. Os tempos hipermodernos . São Paulo: Barcarola, 2004.
- PARENTE CUNHA, Helena (Org.). Além do cânone . Vozes femininas cariocas estreantes na poesia dos anos 90 . Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro 2004.
REVISTA TEMPO BRASILEIRO. Leituras da utopia, I. Rio de Janeiro, 160, jan. - mar., 2005. |
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DISCIPLINA: Olhares Cruzados: o diálogo América Latina/Europa em Literatura Comparada |
PROFESSOR: Luiz Edmundo Bouças Coutinho |
CÓDIGO: LEL 895 |
PERÍODO: 2007.1 |
NÍVEL: Doutorado |
PROGRAMA: Ciência da Literatura |
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Todas |
HORÁRIO: quarta-feira 14:00 horas |
TÍTULO DO CURSO: O REPASSE DO DECADENTISMO NA “CABEÇA URBANA DO PAÍS ”. |
EMENTA : Visões do Decadentismo no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Excentricidades dos decadentistas como herdeiros de Baudelaire. Indicadores de idéias e provocações de J-K.Huysmans, Oscar Wilde, Gabriele D'Annunzio e Enrique Gómez Carrillo. Fantasias decadentistas na Belle Époque literária brasileira . Manobras de dândis, estetas e sibaritas pelas escritas de Gonzaga Duque, Paulo Barreto (João do Rio), Elysio de Carvalho e Medeiros e Albuquerque |
Pré-requisito:
Bibliografia:
BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Haussmann Tropical . Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes., 1990.
BENJAMIN, Walter. Walter Benjamin. Sociologia . (Org. Flávio R. Kothe) São Paulo: Editora Ática, 1985.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade . (Trad. Carlos Moisés/Ana Ioriatti). São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
FARIA Gentil de. A presença de Oscar Wilde na Belle Époque literária brasileira. São Paulo : Pannartz, 1988.
GOMES, Renato Cordeiro. João do Rio. Vielas do Vício, Ruas da Graça . Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996.
LEVIN, Orna Messer. As figurações do dândi. Um estudo sobre a obra de João do Rio . Campinas : Editora da UNICAMP, 1996.
MAGALHÃES JÚNIOR, Raimundo. A Vida Vertiginosa de João do Rio . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978
NEEDELL, Jeffrey D. Belle Époque tropical. Sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. Trad. Celso Nogueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
PRADO, Antônio Arnoni. Mutilados da Belle Époque . IN: SCHWARZ, Roberto (org.) Os pobres na literatura brasileira , São Paulo : Brasiliense, 1982.
PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica . Trad. Philadelpho Menezes, Campinas: Editora da UNICAMP, 1996. |
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DISCIPLINA: Sistemas do mundo e semiótica do corpo |
PROFESSOR: MANUEL ANTÔNIO DE CASTRO |
CÓDIGO: LEL 803 |
PERÍODO: 2007.1 |
NÍVEL: Doutorado |
PROGRAMA: Ciência da Literatura |
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Todas |
HORÁRIO: 4as. Às 10:30 horas |
TÍTULO DO CURSO: Pós-modernidade: a obra-de-arte, o corpo e o mundo |
EMENTA: O curso propõe duas linhas de reflexão: Pela primeira se examinará a vigência da pós-modernidade enquanto globalização do mundo da técnica, levando ao questionamento do lugar do sujeito e da obra-de-arte. Pela segunda será feita uma leitura detalhada de quatro ensaios básicos (os quatro primeiros da bibliografia), onde veremos como se configura a nova realidade técnico-virtual, pela reflexão do que seja: a) a coisa; b) o instrumento; c) o mundo ou realidade. A partir de Platão, Benjamin e Heidegger será feita uma reflexão sobre a obra-de-arte como corpo-poético, entendido este tanto como “ser-humano” quanto como “sócio-histórico” (e ecológico). Para tal será tematizado o “mundo”: entendido seja como rede de funções, seja como manifestação poética da realidade. O “corpo” será então visto como “obra-de-arte”, interpretado “entre” a função na teia da vida social E a realização poética. Com isso pretende-se pôr em questão o conceito orgânico de sujeito, de corpo, da sociedade e da obra-de-arte em suas formas epocais e representacionais.
Texto poético: A máquina do mundo, de Carlos Drummond de Andrade. |
Pré-requisito: NÃO HÁ
Bibliografia:
Quatro ensaios básicos para discussão em sala de aula:
1º. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ---. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1985.
2º. HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: ---. Ensaios e conferências. Petrópolis, Vozes, 2002.
3º. --------------------------. A coisa. In: ---. Ensaios e conferências. Petrópolis, Vozes, 2002.
4º. --------------------------. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. Mimeo, 2006.
Bibliografia de apoio:
PLATÃO. Fedro. Trad. Pinhanda Gomes. Lisboa, Guimarães, 1994.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: ---. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1985.
RÜDIGER, Francisco. Martin Heidegger e a questão da técnica. Porto Alegre, Sulina, 2006.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. A pós-modernidade. F. Letras - UFRJ, mimeo, 2004.
---------------------------------. Aristóteles e as questões da arte. In: CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio, Sette Letras, 2005. |
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DISCIPLINA: A Literatura e a história das idéias |
PROFESSOR : Ronaldo Lima Lins
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CÓDIGO: LEL 854 |
PERÍODO : 2007.1 |
NÍVEL : Doutorado |
PROGRAMA: Ciência da Literatura |
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Todas
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HORÁRIO : quinta-feira , de 14:00 às 16:30. |
TÍTULO DO CURSO : A construção e a destruição do conhecimento |
EMENTA : A anatomia do conhecimento e o estudo de seus processos . As imposições de um novo conhecimento sobre as ruínas e a destruição do anterior . A violência contra o pensamento : os autos-de-fé das bibliotecas . Formas de resistência . A estética como um instrumento (confuso) de saber . As teses de Adorno , Benjamin e Sartre e a razão de ser da filosofia e da arte no interior do discurso hegemônico . |
Pré-requisito :
Bibliografia :
Adorno , Theodor W. Minima moralia .. Trad. Eliane Kaufholz e Jean-René Ladmiral. Paris : Payot, 1983.
Benjamin, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão . Trad. Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras , 1999.
Burke , Peter. Uma história social do conhecimento , de Gutenberg a Diderot . Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor , 2003.
Said , Edward. Representações do intelectual . Trad. Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras , 2005.
Sartre, Jean-Paul. Situations philosophiques . Paris: Gallimard/TEL, 1998 .
Welsch , Wolfgang. Undoing aesthetics . Trad. Andrew Inkpin. Londres: Sage Publications, 1997. |
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DISCIPLINA: Literatura e cidade |
PROFESSOR: Teresa Cristina Meireles de Oliveira |
CÓDIGO: LEL849 |
PERÍODO: 2007.1 |
NÍVEL: Doutorado |
PROGRAMA: Ciência da Literatura |
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
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HORÁRIO: Quarta-feira, das 10:30 às 13:00 |
TÍTULO DO CURSO: Machado de Assis cronista |
EMENTA: A trajetória de Machado de Assis pela crônica. Visão do Rio de Janeiro e visão do país. A crítica e a linguagem veladas. |
Pré-requisito :
Bibliografia:
ASSIS, Machado de. Balas de estalo. Org. de Heloísa Helena Paiva de Luca. São Paulo: Annablume.
_____. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar.
BOSI, Alfredo. Machado de Assis, São Paulo: Publifolha.
_____. Machado de Assis, o enigma do olhar. São Paulo: Ática. CARRER, Aline (org.). Rio de Assis, imagens machadianas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
COUTINHO, Afrânio. Machado de Assis na Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras.
FAORO, Raymundo. Machado de Assis, a pirâmide e o trapézio. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
REVISTA DO LIVRO, da Fundação Biblioteca Nacional, no. 4.
SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática. SENNA, Marta de. O olhar oblíquo do bruxo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. |